Aulas práticas sobre a natureza

Em exposição, alunos demonstraram conhecimento sobre flores e reprodução das plantas

Pesquisa e muito estudo foram feitos para que os nossos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental pudessem perceber a importância das flores para a reprodução das plantas. O trabalho realizado no segundo trimestre culminou em uma exposição, no final de setembro, na qual as crianças puderam mostrar o conhecimento adquirido e a sua admiração pela natureza.

– Descobri que o nome científico do girassol é Helianthus annuus e que existem alguns tipos que podem chegar a até nove metros de altura. Além disso, a abelha é o agente polinizador principal. Foi muito legal esee trabalho, porque a gente pesquisa, desenha e tem que observar a flor – conta Bernardo Fadanelli.

O interesse dos pequenos foi tanto, que resultou em atitudes além da sala de aula, como conta a mãe da Rafaela Carlucci.

– Observei as meninas admirando e conversando sobre uma flor de azaleia no jardim do meu prédio. Elas não quiseram arrancá-la e pegaram a que estava caída no chão. Procuravam os órgãos de reprodução e usavam os termos aprendidos em aula. Fiquei surpresa – relata Fabíola Carlucci.

A professora Fidélia Stoffels Manfrin explica que aproveitou a chegada da primavera para marcar esta estação de forma consciente e alegre, o que refletiu na dedicação dos alunos.