Aula temática oferece encontro de estudantes com a história do Brasil

Estudantes do 8° ano mergulharam no tempo e na história do Brasil na última semana. Os alunos do Colégio Província de São Pedro, com idade de 13 e 14 anos, assistiram ao filme “Em Teu Nome” acompanhados do diretor do longa-metragem, Paulo Nascimento e dos atores Leonardo Machado e Fernanda Moro. Outra visita ilustre na sessão de cinema foi do casal João Carlos Bona Garcia e sua esposa Célia, cujas vidas foram retratadas na tela. A obra é baseada na história real de Bona Garcia e seus companheiros durante período de exílio e a vida de um sujeito envolvido na luta estudantil durante o período da Ditadura Militar.

Foto: Mariana da Rosa– A iniciativa foi muito interessante para poder contextualizar esse período da Ditadura Militar e criar opiniões em cima disso pra realmente se interar e saber o que aconteceu – refletiu a aluna da oitava série, Ilana Saute Glock Slud.

O encontro não repercutiu apenas os conflitos militares da década de 1970, mas trouxe para os estudantes os debates da atual situação política do Brasil, além de conversar e trocar ideias sobre os protestos que inflamaram a juventude brasileira em junho de 2013. Para o diretor, a iniciativa ajudou os estudantes a compreenderem melhor o conceito de Democracia existente, hoje, no Brasil.

– Se as escolas fizessem mais isso, de mostrar vídeos e trabalhar com audiovisual, elas estariam dando uma contribuição que um ano de aula apenas teórica não oferece. Tenho certeza de que depois dessa conversa, eles vão sair com outro nível de conhecimento sobre a Ditadura Militar e a história do Brasil. Os métodos audiovisuais são extremamente fundamentais para o entendimento dos assuntos mais teóricos – ressaltou Paulo Nascimento.

Bona Garcia saiu da tela para contar sua vivência presencialmente para os alunos e admitiu estar contente com o debate. Para ele, é fundamental que os jovens tenham o máximo de informação para não repetir os erros do passado.

– É muito importante que a minha história, e outras também, sejam contadas para os adolescentes. Os jovens de hoje são a nossa esperança de que algo possa mudar. Essas pessoas podem fazer a diferença. Então é fundamental que eles possam conhecer ao passado do país e possam escolher o regime que eles querem para o país – destacou.

Depois de discutir e entender o que foi o período entre os anos de 1964 e 1985 no Brasil, os alunos voltaram a 2013. Muitos deles certamente já não enxergam a política da mesma forma. Outros saíram preocupados com o futuro e agradecendo a liberdade dos dias atuais. Mais informações do fime “Em Teu Nome” podem ser obtidas no site www.emteunome.com.br.