Atividades ajudam no desenvolvimento das crianças além das salas de aula

Estudantes do Colégio Província de São Pedro têm diversas opções de atividades extraclasses no turno inverso à aula

As atividades extraclasses são tão importantes para o desenvolvimento das crianças quanto o estudo em sala de aula. Correr, pular, aprender sobre a concentração e a prática do esporte em grupo são alguns dos principais benefícios das aulas de futebol. No Colégio Província de São Pedro, meninos e meninas de todas as idades têm a possibilidade de treinar a modalidade, uma das favoritas dos pequenos.

O coordenador da Escolinha do Colégio Província, Alex Capellari, comenta que é preciso sempre levar em consideração o perfil de cada criança. Os quatro esportes coletivos mais trabalhados são futebol, handebol, basquete e vôlei e possuem características interessantes não só para o desenvolvimento físico, mas também para formação pessoal.

– O esporte permite uma socialização e interação com outras crianças. Ensinamos sempre a ter respeito tanto na vitória quanto na derrota. É bom saber ganhar, mas é preciso dar muito mérito para quem sabe perder – destaca Alex.

colegio-provincia-robo (15)

Robótica

Outra atividade com bastante interessados no Colégio Província é a Robótica, coordenada pelo professor Vitor Barbieri. Nas aulas, os pequenos são constantemente desafiados a desenvolver robôs que se adaptem a diversas situações, ampliando, ainda mais, seu campo de conhecimento.

Um dos objetivos dos alunos da Robótica é participar do FIRST Robotics Competition, nos Estados Unidos, considerada a maior competição internacional de robótica na área da educação. O evento acontece anualmente e serve como um grande incentivo para quem gosta de robótica.

– Apesar de a competição ser importante para estimular os alunos durante o processo de criação e montagem, acreditamos que outros elementos são tão, ou mais, importantes quanto a busca pela vitória. Participar de uma competição internacional, como é o FIRST, e interagir com outros estudantes geram um aprendizado social e técnico que vão além da disputa pelo primeiro lugar – avalia Vitor Barbieri.

Durante as aulas, os estudantes vivem em meio aos robôs e à toda tecnologia que a Casa da Robótica do Colégio Província de São Pedro disponibiliza. A criançada, acompanhada pelo professor, participa de atividades lúdicas para desenvolver a motricidade.