Aprendizado e trabalho em equipe fazem a diferença

Gincana do Província contou com duas etapas, realizadas no início do mês e no último sábado (20/10)

União e diversão marcaram a segunda etapa da Gincana do 9º ano e Ensino Médio. Ao longo do dia, as setes equipes – Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo – realizaram atividades práticas e de raciocínio. Segundo uma das coordenadoras da atividade, Cristina Baptista Abuabara, o objetivo foi incentivar os estudantes a mostrarem suas habilidades, com propostas diferentes dos esportes tradicionais. Uma das tarefas mais interessantes para estimular a sociabilidade foi o nó, quando os alunos tiveram que cooperar um com o outro e saber ouvir o colega.

Os alunos participaram de brincadeiras como corrida de carrinho de mão e dança das cadeiras. Também tiveram de mostrar suas habilidades com a bola, realizando embaixadinhas, e decifrar enigmas, desenvolvendo o raciocínio lógico.

Para a estudante da turma 102, Júlia de Melo Farias, e para o aluno da turma 101, João Vitor Osório, o maior aprendizado foi a união entre os colegas.

– O mais importante é aprender a trabalhar em grupo, pois na sala de aula convivemos de uma forma um pouco mais dispersante e aqui todo mundo se une. Também é interessante, pois saímos um pouco da rotina da escola – destacaram os jovens.

A primeira etapa da gincana ocorreu na sexta-feira (05/10), com as atividades noturnas. Na ocasião, as famílias receberam as equipes em suas casas, para a realização das tarefas culturais. Ao longo da semana passada, os estudantes também tiveram que realizar uma ação social.