Aprendizado da cultura e tradições da Alemanha fortalece o ensino do idioma alemão no Província

300160_661247_colegio_provincia_cha_das_vos__1_

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que estudam o idioma alemão, turnos da manhã e da tarde, do Colégio Província de São Pedro, tiveram, na terça-feira (22/11) e quinta-feira (24/11), a oportunidade de se aproximar mais da tradição germânica no evento “Chá dos Avós”, quando receberam seus avôs e avós para uma celebração típica da Alemanha. O encontro viabiliza que, além de conhecer a língua, os jovens estudantes possam aprender mais sobre aspectos da cultura e da tradição do país europeu.

A professora de Língua Alemã, Cintea Richter, lembra que os aspectos culturais fortalecem o contato social e a integração, possibilitando que os alunos tenham a vivência mais próxima possível da cultura e das tradições da Alemanha. Na escola, a motivação para o aprendizado do idioma germânico também ocorre por meio de gostos, cheiros, texturas e músicas. Neste sentido, trazer os avós para celebrar representa um estímulo a mais para que as crianças renovem seu interesse na aprendizagem.

– Essa celebração típica alemã que promovemos no “Chá dos Avós” oportuniza trazer para a sala de aula tradições muito caras para os alemães. Os alunos fizeram, por exemplo, a encenação da procissão de São Martinho, que, no dia 11 de novembro, recorda o santo católico que é sinônimo de bondade e solidariedade. Nessa data, em toda a Alemanha, crianças e adultos levam lanternas feitas com velas e papel colorido, homenageando Sankt Martin – lembra a professora.

Além da representação da procissão, as crianças e seus avós foram parceiros na realização de trabalhos manuais, confeccionando o Calendário do Advento, em mais um exemplo prático da tradição alemã de aproximar as pessoas e dar atenção especial às crianças durante o período que antecede o Natal. O Calendário de Advento é um dos principais símbolos da cultura natalina da Alemanha. Ele é formado por janelinhas, com números de 1 a 24, representando desde o 1º dia de dezembro até o dia 24, véspera de Natal. É uma forma de incentivar as crianças a viverem, de forma gradativa, a grande expectativa da celebração natalina.

Avô do estudante Guillermo Payeras, de nove anos, José Mendonça, de 71 anos, disse estar muito feliz em poder compartilhar com o neto a vivência de uma nova experiência cultural. Na sua opinião, o ensino de mais um idioma é importante para o desenvolvimento dos alunos, dando-lhes novas ferramentas para enfrentar e superar os desafios que terão ao longo da vida.