Notícias

Ambiente adequado é fundamental para qualificar o estudo em casa

A psicóloga Ana Cláudia Fleck trouxe várias dicas de organização que, com certeza, ajudam no dia a dia dos nossos estudantes. A palestra Hábitos de Estudo em Tempos Virtuais foi promovida para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no dia 15 de abril.

“Nossas casas passaram a assumir um papel diferente, virando o local de estudo e de trabalho para muita gente. A escola e os alunos tiveram de se adaptar com ferramentas e tecnologia, e estamos, há mais de um ano, nesta condição”, afirmou.

Um dos aspectos importantes ressaltados durante a conversa foi o estabelecimento de uma rotina com um cronograma semanal, distribuindo as atividades por dia. Ter prioridades e metas são outras práticas indicadas. A psicóloga lembrou, ainda, a necessidade de contar com um espaço organizado para os estudos.

“Saímos de uma sala de aula onde o ambiente era todo preparado para o estudo e passamos a ter aulas em casa nos ambientes que muitas vezes não são o ideal. Por isso, quanto menos informações competindo por atenção melhor. Precisamos limpar a bancada, retirar coisas que não serão usadas, guardar eletrônicos que não serão aproveitados e ter uma luz adequada. Se não fizer isso, tudo vai distrair e prejudicar a concentração”, explicou.

Uma rotina equilibrada de alimentação, sono e atividades físicas foi destacada durante o evento: “Dormir e descansar bem permite um melhor aprendizado. Faltam concentração e atenção se não tivermos dormido bem”, finaliza.

A palestra foi conduzida pela psicóloga e mestre em Psicologia pela PUCRS, Ana Cláudia Fleck, que é Especialista em Educação, professora da ESPM-POA , coordenadora da Academia de Professores da ESPM-POA e responsável pelos programas de desenvolvimento docente. É, também, palestrante na área de Saúde Mental, Carreira e Educação.