Alunos unem diversas áreas do conhecimento para competição internacional de robótica

Jogo exige adaptação de robô para variadas tarefas, fazendo com que estudantes do Colégio Província de São Pedro ampliem seu conhecimento em mecânica e elétrica

Desafiados a desenvolver um robô que se adapte a diversas situações, os alunos do Colégio Província de São Pedro ampliaram, ainda mais, seu campo de conhecimento. O projeto desenvolvido durante o verão, sob a coordenação do professor Vitor Barbieri, tem como objetivo a participação no First Robotics Competition, no mês de março, nos Estados Unidos. O torneio é considerado a maior competição internacional de robótica na área da educação. Para esta edição, a equipe formada por 20 alunos do Colégio Província teve que construir o robô pensando na nova estratégia do jogo Strong Hold, inspirado em um RPG medieval.

Trabalho em equipe

– Este ano, a partida conta com nove tipos diferentes de tarefas, que variam a cada jogo. Destes nove, cinco estarão sempre em campo. Então, tivemos que construir um robô que se adapte a diversas situações, visto que, desta vez, trata-se de um jogo de estratégia e tivemos que priorizar algumas funções – comenta o mentor de robótica, Calvin Panho.

O aluno do 2° ano do Ensino Médio, Theodoro Froeder, será o capitão do #383 Team. No ano passado, ele participou da competição pela primeira vez e, nesta edição, terá como responsabilidade comandar seus colegas. Para ele, participar do projeto proporcionou a oportunidade de ampliar mais o seu conhecimento.

– Iniciamos o nosso planejamento pensando em um robô que funcione e consiga realizar todas as tarefas, como abrir portão, arremessar uma bola e se pendurar. Portanto, tive que aprender lições de mecânica e elétrica – conta Froeder.

Com duração de dois minutos e meio por partida, o capitão da equipe espera contar com a união dos demais colegas em campo (Artur Largura, Rodrigo Martins Costa e Artur Costa) para que possam prosseguir na competição.

A fase classificatória conta com 11 partidas e cada jogo terá seis escolas, três enfrentando outras três. A partir das quartas de finais, os oito robôs com melhor pontuação escolhem outros dois para formar a sua equipe e seguir nas demais etapas da competição.

O Colégio Província de São Pedro participa da Regional de Dallas, que ocorre entre os dias 23 e 26 de março. Esta é a sua 17ª participação, sendo que o colégio conquistou o título nos anos de 2001, 2002, 2010 e 2013.