Alunos recebem troféus em prêmio de educação no trânsito da EPTC

O aumento dos veículos no trânsito torna necessário o maior respeito nas estradas e rodovias no intuito de se evitar acidentes e preservar vidas. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o quanto antes os pais iniciarem as conversas com as crianças, melhores serão os motoristas do futuro. Pensando nisto, o Colégio Província de São Pedro realiza diversas atividades com seus alunos desde os anos iniciais na escola. O resultado destas lições foram comprovadas com quatro estudantes premiados no 7° Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito na tarde de quarta-feira (08/10).

– Nós realizamos diversas atividades sobre os cuidados no trânsito com os alunos desde que eles entram na escola. Os pais sempre comentam que os filhos ficam observando e fiscalizando enquanto eles dirigem e cobram respeito no trânsito. Os responsáveis pelas crianças admiram este trabalho do Colégio Província e o que percebemos é que na maioria dos casos já é um assunto recorrente dentro de casa. A premiação destes alunos nos enche de orgulho e demonstra que a educação para um trânsito mais humano deve começar o quanto antes – destacou a coordenadora do ensino infantil do Colégio Província de São Pedro, Cristiane Afonso Maccari.

Na categoria de Educação Infantil, a aluna Natália Thys Mutti ficou com a segunda colocação, enquanto o estudante Gustavo Batista Cardoso ficou em terceiro lugar. Ansioso antes de subir ao palco, Gustavo não saiu do lado da mãe, orgulhosa. Para ele, que venceu com um desenho feito em sala de aula, as pessoas precisam entender que o trânsito é de todos. Entre os alunos de 3° e 4° Ano, Gabriela Hiemstra Boesing ficou em primeiro lugar. Entre o 5° e o 6° Ano, o aluno Pedro de Paula Fonseca ganhou o troféu de primeiro colocado.

– Fiz um texto explicando que o trânsito é de todos. Estou bem contente com a premiação e acredito que podemos construir um trânsito mais humano educando as pessoas – relatou o estudante Pedro de Paula Fonseca, animado com a premiação, acompanhada de uma visita ao Zoológico de Sapucaia do Sul.

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari, o prêmio visa estimular a adoção de comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano entre crianças, jovens e educadores das instituições de ensino, além de profissionais da comunicação, do público em geral e das empresas. Presente na premiação, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou que as escolas têm função imprescindível na educação para um trânsito melhor.

– A forma lúdica que as escolas utilizam para ensinar sobre matemática ou português deve ser utilizada a favor da importância de um trânsito mais seguro. O Prêmio da EPTC, assim como as demais ações da empresa e da sociedade, está mudando sim o modo de pensar e agir no trânsito – afirmou Sebastião Melo.

A premiação ocorreu no Salão de Atos da PUCRS. O 7° Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito teve mais de 900 trabalhos inscritos nas categorias Educação Infantil, Alunos de Educação Especial, 1° e 2° Ano, 3° e 4° Ano, 5° e 6° Ano, 7° ao 9° Ano, Ensino Médio, Professor, Aluno Universitário, Funcionário da EPTC, Público em geral, Empresas e Imprensa.