Notícias

Alunos gaúchos se preparam para competição de robótica nos EUA

Um grupo de 15 estudantes gaúchos já está com as malas prontas rumo aos Estados Unidos. Os alunos vão participar do FIRST Robotics Competition, um dos maiores campeonatos de robótica do mundo, e embarcam no Aeroporto Salgado Filho no dia 9 de março, às 11h35min. Ansioso com a primeira viagem ao país norte-americano, o aluno do Colégio Província de São Pedro, Rafael de Bem quer utilizar todo aprendizado no projeto para seguir em uma carreira ligada à tecnologia.

Foto: Mariana da Rosa.– Pretendo seguir na robótica até me formar na escola. Depois, quero trabalhar com robótica e penso em estudar Mecatrônica. Acredito que participar do FIRST vai me proporcionar grandes oportunidades profissionais. A expectativa para a viagem está muito grande, pois além de disputar o campeonato de robótica, eu nunca saí da América do sul – revela o estudante do 8° ano do Ensino Fundamental.

Com facilidade para as ciências exatas, o estudante Pablo Gonçalves é um dos alunos com mais experiência em FIRST do grupo. Com três viagens no currículo, o jovem espera trazer o troféu de bicampeão dos Estados Unidos.

– Nós aprendemos de tudo na robótica, desde programação até mecânica. Eu quero ser engenheiro no futuro e a robótica me deu uma ideia de como é a profissão – destaca Pablo.

Formado no Colégio Província de São Pedro em 2011, Rodrigo Oliveira não se desvencilhou da robótica e segue os passos da tecnologia na faculdade. Participando do grupo de construção do robô para a competição de 2014 do FIRST como tutor, ele estuda Engenharia da Computação.

– Estou muito animado com a viagem, pois vai ser a primeira vez que vou acompanhar a equipe nos Estados Unidos e é a primeira vez que ajudo no projeto como tutor. Participar da robótica me ajudou a escolher qual curso faria na faculdade – afirma Rodrigo Oliveira.

O desafio de 2014 do FIRST será o jogo denominado “Aerial Assist”, o qual os robôs devem lançar uma bola específica do torneio em goleiras colocadas em extremos da quadra. Para vencer, o protótipo deverá interagir e passar a bola para os outros robôs e acertar os alvos. A competição reúne mais de duas mil equipes de diferentes países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, Alemanha, entre outros. A equipe TEAM #383, formada por estudantes do Colégio Província de São Pedro, foi vencedora nos EUA nos anos de 2001, 2002, 2010 e 2013.

A construção dos robôs foi realizada no período de seis semanas. Até abril ocorrerão nos Estados Unidos, Canadá e Israel diferentes etapas da competição e a equipe do Província competirá nos dias 13, 14 e 15 de março na University of Central Florida na cidade de Orlando/FL.